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As 100 principais dúvidas de Marketing Digital

O Marketing Digital é um assunto que se tornou bastante popular nos últimos anos, mas muita gente não sabe o que ele realmente significa, então vamos começar pelo básico. 

Afinal, o que é marketing digital?

Bom, marketing digital é um conjunto de ações de comunicação através da internet, voltados para a divulgação e comercialização de produtos, serviços ou ideias que conquistem mais clientes e melhore o relacionamento da empresa com eles.

Uma dessas formas é o e-mail marketing, muitos acham que ele não funciona mais, será que é verdade?

Obviamente não, o e-mail marketing segue como uma das ações mais eficientes! Pra você ter ideia, só em 2021, mais de 4,03 milhões de pessoas usaram o e-mail, isso é maior do que qualquer rede social.

Agora que você já sabe que ainda vale a pena investir no e-mail marketing, vamos explicar como ele funciona. Você já sabe?

O e-mail marketing é utilizado para manter contato com os clientes, aumentar as vendas e informar sobre promoções. Para fazer isso com eficiência, é fundamental ter uma plataforma para que você consiga escrever e-mails, segmentar os contatos, seja por idade, localização ou o quanto o indivíduo sabe sobre o seu produto e tornar automático os envios. O e-mail marketing ajuda é essencial para qualificar os leads.

Falando nisso, você sabe o que são leads?

Leads são potenciais clientes, são pessoas que possuem algum interesse nos seus produtos ou serviços. Para adquirir leads qualificados, você deve produzir conteúdo de valor e disponibilizá-los, em troca as pessoas lhe darão informações importantes, como o e-mail. Por isso, nunca compre listas de e-mail, uma vez que são pessoas que não estão interessadas no seu produto ou serviço.

Pronto, agora que você já sabe o que são Leads e como consegui-las.

Já ouviu falar em Landing Pages?

As Landing Pages são páginas de captura, são focadas em levar o usuário a realizar determinada ação, como preencher um formulário ou fazer uma compra.

Você deve estar se perguntando, mas quando devo investir numa Landing Page?

Como falei, a Landing Page é indicada para criar uma base de contatos de pessoas que estão interessadas no seu serviço. Se você comercializa produtos online, ela auxilia a potencializar suas vendas.

Bom, agora vamos falar de outro assunto que tem ganhado espaço nos últimos anos, o famoso Marketing de Conteúdo! O que é? É necessário?

Marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve qual conteúdo será publicado, quando e com qual frequência. Afinal, publicar conteúdo na internet não é tão simples assim!

E sim, marketing de conteúdo é necessário! Sem conteúdo de valor, você não tem assunto para e-mail marketing e também não consegue se relacionar com possíveis clientes.

Como vocês utilizam as redes sociais na sua estratégia? Você divulga seus produtos e serviços da maneira correta? Isso gera resultado nas vendas?

O principal objetivo das redes sociais é o relacionamento entre os usuários, mas elas se tornaram grandes aliadas às vendas. Por isso, divulgue seu negócio, invista em anúncios!

Na sua estratégia das redes sociais, você também deve analisar quais redes são interessantes para a sua comunicação. É interessante estar em todas as redes sociais utilizadas pelos potenciais clientes. Analise o seu público!

Outro assunto que gera muitas dúvidas é o SEO, a famosa Otimização dos Mecanismos de Busca.

Afinal, quanto tempo demora para o SEO trazer resultados?

Bom, uma campanha bem executada demora cerca de três meses para gerar resultados, muitos dizem conseguir retorno com menos tempo, mas tome cuidado com essas falsas promessas.

O SEO é a melhor forma de conseguir visibilidade online e duradoura, por isso, não meça esforços no desenvolvimento do seu, ele também ajuda a obter um fluxo constante de leads qualificados.

“Ahh, mas quando posso para de trabalhar em SEO?” 

O SEO é uma maratona, ou seja, quanto mais cedo você começar, mais cedo irá ver os resultados. E quanto mais você continuar, mais os resultados durarão. Caso você pare de investir em SEO, pode até conseguir manter as classificações em determinadas pesquisas, mas com o tempo, concorrentes irão conquistar esses lugares. Nossa recomendação é que você nunca deixe de investir no digital!

Outro pensamento comum é que para investir em marketing digital, é necessário que a empresa seja grande. Isso é mentira!

Não importa o tamanho da empresa, ela precisa de um site, e para ele ser lucrativo, o marketing se faz necessário. Você pode começar investindo um valor menor e mesmo assim ter resultados significativos, comece com impulsionamentos e anúncios.

Falando em anúncios, será que o Google Ads traz tráfego imediato?

Sim, você consegue obter tráfego rápido com o Google Ads. Mas cuidado, isso não significa que suas vendas irão aumentar automaticamente. O seu site precisa estar otimizado para aproveitar esse tráfego. Conte com um especialista em tráfego para isso!

Para melhorar o tráfego, é essencial estudar as palavras-chaves, você sabe por que?

Palavras-chaves são a base para qualquer estratégia de SEO, já que entendendo o seu público, você consegue identificar quais consultas eles estão realizando. Assim você tem a oportunidade de criar conteúdos ricos e ser encontrado pelo seu público ideal.

Mas e os vídeos? Eles ajudam no SEO?

Sim, eles ajudam! O Google valoriza o conteúdo variado e informativo, então os vídeos melhoram os seus esforços de SEO. Além disso, eles ajudam a manter o visitante por mais tempo no seu site, o que acaba melhorando as taxas de rejeição e mostra para os mecanismos de pesquisa que o seu conteúdo é de qualidade.

Os vídeos também abrem canais para direcionar o público para o seu canal no Youtube.

Agora vamos falar de blog, você sabe o que é um blog?

O Blog é uma parte do seu site, ele deve ser constantemente atualizado. É utilizado para publicar artigos e são ótimos para manter os leads e clientes atualizados sobre as últimas notícias.

Eu realmente preciso de um blog?

O blog será a ferramenta de marketing digital mais poderosa do seu site! Ele ajudará no ranqueamento das pesquisas relacionadas, e as pessoas também podem se inscrever em um blog, assim você tem um canal direto para se comunicar com elas.

Além disso, quando um blog é atualizado com frequência, ele faz o seu site parecer mais ativo e confiável.

Mas eu vou escrever sobre o que no blog?

Bom, pra isso você precisa conhecer quais palavras-chaves e assuntos são interessantes para o seu negócio e o que o seu público tem procurado. Assim você irá criar conteúdos que liguem o seu negócio a essas palavras-chaves.

Mas como irei manter o conteúdo organizado?

Comece incluindo uma ou mais palavras-chaves em cada um dos seus posts. Você também irá precisar de um calendário editorial, ele ajudará a manter o foco e a frequência. Você também deve planejar os assuntos e para quem ele será direcionado.

Como irei medir a eficácia do marketing de conteúdo?

Tudo irá depender das metas estabelecidas para a sua estratégia e quais métricas você irá medir. Por exemplo, se deseja melhorar o tráfego para o seu site, suas métricas irão se alinhar como tráfego de referência, tráfego orgânico e classificação de palavras-chaves.

Quando iniciar a sua estratégia de conteúdo, defina o que deseja realizar, assim você sabe quais táticas estão dando resultados, quais não e consegue determinar seus principais indicadores de desempenho.

Como iniciar o Marketing de Conteúdo?

A primeira coisa a ser feita é analisar os seus recursos. Quantas pessoas tem a sua equipe, seu orçamento para as ferramentas de marketing de conteúdo e a linha do tempo que você tem para atingir suas metas de negócios.

Lembre-se que o marketing de conteúdo é um investimento a longo prazo, e para obter sucesso, é fundamental ter constância, atendendo as necessidades do seu público no momento certo. Algumas empresas realizam essas tarefas internamente, outras que desejam resultados mais rápidos, terceirizam o serviço com especialistas.

Se você começou a definir sua estratégia agora, deve ter dúvidas sobre em quais redes aposta. Afinal, qual a melhor rede social para a minha empresa?

Para descobrir a resposta, você deve analisar o comportamento do seu público. Mas, se você é uma empresa B2B, recomendamos que dê uma atenção especial ao LinkedIn.

Outra dúvida popular é: como chamar a atenção das pessoas para o meu post?

Bom, a primeira coisa a ser feita, é garantir que você está agregando valor, isso é feito através de conteúdos ricos. Analise quais conteúdos possuem mais engajamento e crie conteúdos relacionados. Veja quais são as dúvidas dos seguidores.

Deve estar pensando, mas qual o formato mais compartilhável?

Bom, conteúdos ricos têm mais chances de serem compartilhados. Você pode unir conteúdos ricos com os vídeos curtos, eles são os que mais possuem engajamento atualmente, além disso, possuem um alcance maior.

Agora, se você ainda está na fase de construção de marca, deve ter tido várias dúvidas, uma comum é: o que é uma marca?

De forma resumida, marca é um conjunto de recursos que tornam uma empresa diferente das demais. Uma marca é constituída por: nome, logo, slogan, design, posicionamento e algumas outras características.

Como uma marca impacta os negócios?

A marca irá te diferenciar dos concorrentes, assim você define seu valor único e o apresenta para o público. A marca também irá apoiar seus esforços de marketing e vendas, enfatizando o reconhecimento e expandindo a conscientização. Além disso, a marca fica na memória das pessoas, o que aumenta a credibilidade.

Como estabelecer a minha marca?

Aqui entra em jogo a sua identidade de marca, ela é composta pelos seus valores, a forma como você se posiciona e como deseja ser visto pelo público. Para estabelecer a sua marca, é fundamental ter uma estratégia consistente, podendo utilizar vários métodos, como: e-mail, anúncios, conteúdo rico.

Onde devo colocar a minha marca?

A sua marca deve ser utilizada de forma consistente. Faça uma auditoria de marca, assim você consegue identificar oportunidades para expandir a visibilidade. Depois, defina uma estratégia de marca para garantir consistência em todos os pontos de contato com o público.

Existem fundamentos para uma marca bem-sucedida?

Bom, o sucesso da marca é definido por vários aspectos importantes, alguns deles são:

– Como você planeja e organiza sua estratégia de marca

– O que você faz para monitorar o desempenho e avaliar as iniciativas em andamento

– Como aborda o feedback do público

– Como desenvolve sua marca para resolver problemas claros

– O que você faz para oferecer uma marca consistente em todos os seus canais

Lembrando que todos esses fundamentos devem ser realizados a longo prazo!

O que é remarketing?

Remarketing é uma estratégia de marketing, ela consiste em alcançar pessoas que já viram o seu site ou anúncio, mas que não realizaram uma ação, como uma compra, por exemplo.

Essa estratégia traz resultados satisfatórios, já que impacta pessoas que possuem maiores chances de interesse pelo seu produto ou serviço.

O que torna um site responsivo?

Se você pesquisou sobre marketing digital e otimização, deve ter visto o termo “site responsivo”. Um site responsivo é um site capaz de ajustar o seu layout de acordo com a orientação e tamanho da tela do dispositivo. Então oferece uma boa experiência para o usuário, seja ela através do notebook, tablet ou smartphone.

O que mudou no marketing com a LGPD?

Se você não sabe, a LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados, ela é focada nos direitos do consumidor. Como quase todas as empresas coletam e tratam de algum dado pessoal, seja uma lista de contato de clientes ou cadastros em sistemas, com essa lei, as empresas são obrigadas a informar às pessoas quais dados são coletados, por que e como serão utilizados. Esse processo só pode ser feito com o consentimento de cada proprietário. Também é obrigatório disponibilizar meios de consulta, alteração ou remoção desses dados.

Como avaliar meus esforços em marketing?

A primeira coisa a ser feita é definir um objetivo! O seu planejamento deve trazer resultados de curto, médio e longo prazo para que sua equipe saiba como monitorar e em que investir. Qual o objetivo da empresa? Ser mais conhecida? Adquirir autoridade? Conquistar investidores? Gera lucros?

Com essas informações, definimos os KPIs, os famosos Indicadores-chaves de performance, é neles que você precisa ficar de olho! Alguns exemplos de KPIs são: visitas no site, número de curtidas ou comentários, menções.

Como é feita uma pesquisa de mercado?

Bom, vamos começar explicando que existem vários tipos de pesquisa de mercado, todas envolvem planejamento, coleta e análise de dados.

Nem sempre será necessário entrevistar pessoas ou realizar grandes operações de coleta de dados, por exemplo, o fato de visitar seus concorrentes como consumidor, já pode ser considerado uma pesquisa de mercado.

Mas vale lembrar que existem profissionais e softwares especializados nessa tarefa, equipados com sistemas de automação, inteligência artificial e Big Data. Elas ajudam a estudar o comportamento das pessoas com precisão.

O que é grupo de anúncios?

Um grupo de anúncios contém um ou mais anúncios com segmentações semelhantes. Você irá definir um lance ou um preço que será aplicado quando as palavras-chaves de um grupo acionarem a exibição de um anúncio.

Qual a variedade de palavras-chaves para um grupo de anúncios?

O número de palavras-chaves muda com base no controle de anúncios. O ideal é entre 10 e 20 palavras, muitos colocam mais de 100, mas isso não funciona bem. Já que representar muitas palavras-chaves para um grupo de anúncios é difícil, muitas perderão a relevância do anúncio.

O que é Inbound Marketing?

Na prática, Inbound Marketing é uma abordagem que envolve marketing de conteúdo, Ads, automação, e-mail marketing e redes sociais, de modo a seguir a jornada de compra em um funil de vendas. 

O lead é atraído pelo conteúdo, fornece seus dados de contato em troca de um material rico. E a partir disso, é nutrido estrategicamente, por fim, o cliente toma a decisão de compra.

Marketing e vendas devem andar alinhados?

Sim, devem! Quando há convergência entre os times de marketing e vendas, o planejamento e os objetivos também ficam alinhados. Assim, é possível que exista coordenação de metas, tornando-as mais claras e tangíveis.

Um time irá complementar o outro, e mesmo que aparentemente sejam bem diferentes, devem manter um alinhamento constante.

Com que frequência devo enviar e-mails?

Essa pergunta é difícil de responder de forma objetiva. Não existe uma receita certa, o ideal é que você planeje seus disparos de acordo com a frequência de conteúdo e de campanhas.

Por exemplo, se a campanha for para Black Friday, precisa lembrar o público que esse evento vai chegar, despertando o interesse até a sua chegada. Na semana do evento, você deve manter um fluxo maior de e-mails, caso o conteúdo seja interessante, pode ser um por dia.

Lembre-se de analisar os resultados!

Posso comprar uma lista de e-mails?

Por mais tentador que seja, nunca compre uma lista de e-mails! Além de conter muitos e-mails inativos, o que pode prejudicar sua reputação, fazendo com que os e-mails parem na caixa de SPAM. Essas listas são de pessoas que não estão interessadas na sua marca, já que não deixaram suas informações de contato.

Como aumento a minha lista de assinantes?

Crie caixas de inscrição junto com os seus conteúdos para que os usuários recebam artigos interessantes na caixa de entrada. Outra tática, é oferecer recompensas para os usuários que se inscreverem na sua lista de e-mails, como descontos, acesso prioritário a promoções ou frete grátis. Pense nos benefícios que você pode oferecer!

 Como vender meu serviço na internet?

Além dos infoprodutos, você também pode oferecer serviços pela internet. Se você for um contador, arquiteto, professor ou de alguma outra área, pode vender o seu conhecimento por meio de consultorias ou mentorias.

Agora, se o seu serviço é mais prático, como manicure ou eletricista, pode fortalecer sua presença digital disponibilizando uma agenda virtual, assim as pessoas conseguem informações sobre horários e agendamentos.

O que é um infoproduto?

Um infoproduto nada mais é do que um produto digital, geralmente eles ensinam alguém a fazer algo. São formas de transmitir conhecimento de forma organizada, de entreter, gerar engajamento ou de resolver alguma necessidade. Alguns exemplos são: e-books, vídeo-aulas, podcasts, programas de mentoria online.

Como é feita a divulgação de um infoproduto?

O Infoproduto tem várias vantagens, como a facilidade de distribuição e estoque ilimitado, mas necessita de uma boa divulgação, afinal, ela é fundamental para o seu sucesso!

A divulgação pode ser feita através de fóruns online, aproveitando o potencial desses ambientes. Também pode ser feita através de marketing de conteúdo, nutrindo a persona e gerando autoridade para o seu negócio, outras opções são webinários e plataformas especializadas, como Hotmart.

É necessário investimento para divulgar um infoproduto?

A divulgação pode ser feita de forma orgânica, porém, os resultados são mais demorados. Caso deseje resultados mais rápidos, é essencial investir em tráfego pago!

Ter um negócio na internet é algo promissor?

Sim, é! As possibilidades na internet são muitas e atualmente, mais de 90% das compras tem início em busca online. 

A internet possui facilidade de acesso e crescimento acelerado na utilização dos meios de comunicação para a divulgação e vendas de produtos e serviços.

Qual a diferença entre site e blog?

Bom, vamos lá, essa dúvida é muito comum. O site é uma plataforma mais completa, traz todas as informações institucionais relevantes para o consumidor: sobre empresa, serviços, produtos, localização, dados de contato, etc.

Já o blog, é uma seção do site voltada para gerar conteúdos informativos, pautas do universo de conteúdo que seja interessante para a persona. O blog é essencial na estratégia de marketing de conteúdo, você pode utilizá-lo para responder dúvidas dos clientes, contando um pouco mais sobre determinado tema relacionado à sua empresa.

O que é uma hospedagem?

A hospedagem é um item fundamental no marketing digital, é ela que mantém qualquer site no ar. A hospedagem é como o terreno do seu endereço, mas nesse caso, digital. É na hospedagem que ficam todas as páginas, imagens e arquivos presentes no seu site.

Como melhorar o engajamento da minha marca?

Para melhorar o engajamento, além de conhecer o perfil do seu público, você precisa se apoiar em conteúdos relevantes, experiências envolventes e distribuição assertiva. O engajamento é uma métrica importante, e pode ser feito de várias maneiras, não apenas curtidas e comentários, instigue o seu público a tomar uma ação. Adequar a comunicação também ajuda a conquistar engajamento, converse com o público da maneira correta!

Por que fidelizar clientes?

A fidelização de clientes ajuda a reduzir os custos de aquisição e a duração do ciclo de vendas. Existem várias formas de se fazer isso, mas com certeza o mais certeiro deles é o relacionamento. Entenda quais as preferências do seu público e saiba o que oferecer, quando e como.

O que é um domínio?

O domínio é um nome exclusivo que serve para localizar um site e identificar a sua empresa na internet. É o que aparece depois de www. ou após o @ em e-mails. é o endereço que as pessoas utilizam para acessar o seu site.

Quanto custa um domínio?

A variação de preços vai de acordo com os tipos de extensões que você vai utilizar, um site .com.br pode ter um valor maior que o .net devido à preferência pela primeira opção. No geral, as opções variam de R$40 a R$200 anuais.

Qual a relação entre marketing digital e atendimento?

Para se ter um bom atendimento, é essencial ouvir o público e entender como eles estão se sentindo em relação aos processos dentro da sua empresa. Isso é possível através do marketing ao criar canais para saber o que o público pensa e sente diante do que você oferece.

O que é uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite o planejamento, coleta e análise de dados. O seu objetivo é gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificar oportunidades e reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas.

Qual a importância da pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado ajuda a conhecer melhor o público, entender a estratégia dos concorrentes, analisar a disponibilidade e o desempenho de outros empreendimentos do mercado, a identificar oportunidades com antecedência e a reduzir os custos.

Devo avaliar o sucesso da campanha?

Sim, você pode acompanhar os resultados diários e mensurar como está sendo a desenvoltura da campanha. Analise sempre se teve aumento de curtidas, comentários, compartilhamentos, acessos no site e solicitações de orçamentos.

Como analisar os concorrentes?

Tenha uma lista com os concorrentes diretos e indiretos. Os diretos são os que atendem a mesma necessidade, já os indiretos são os que possuem algumas semelhanças com o que você vende. A partir da lista, você deve acompanhar as ações, analisar o ambiente interno e externo, identificar os pontos fortes e fracos.

Qual a importância de manter meu site atualizado?

Quanto mais atualizado for o site, melhor! Afinal, ele é a vitrine do seu negócio, o Google detecta todas as alterações, caso perceba que não houve mudanças, pode analisar com menos frequência e o seu ranking pode cair, o que deixa o site mais difícil de ser encontrado.

Qual o meu diferencial?

Como dono de uma empresa, você precisa entender qual o seu diferencial, ele ajuda a não ser apenas mais um. Tente encontrar pontos essenciais que podem te diferenciar dos concorrentes. Por ser uma vantagem ou um benefício exclusivo para o cliente, e que o seu concorrente não faça!

Posso vender em marketplace?

Sim, eles são ótimas opções para quem deseja vender na internet, mas não dispõe de recursos para investir em uma loja própria. O marketplace pode ser bem rentável, os mais populares são: mercado livre, , olx e o marketplace do Facebook, eles recebem um grande tráfego de clientes. 

Como funciona o programa de afiliados?

O programa de afiliados é um modelo de vendas e divulgação de produtos e serviços, ele funciona da seguinte forma: um vendedor associado à sua marca passa a divulgar e vender itens do seu catálogo, e caso ele realize a venda, você paga um valor pré-acordado.

O que é CPC?

Provavelmente você já viu esse termo em algum curso online, mas caso não se lembre o que significa, te ajudamos! CPC significa é uma métrica de marketing digital e significa Custo por Clique, ele define o valor para cada clique que um usuário realiza no seu anúncio. Esse valor varia de acordo com a concorrência da palavra-chave ou do nicho.

Mas e o CPA, é a mesma coisa?

CPA é o Custo por Aquisição, é uma métrica que condiciona a cobrança do anúncio a uma ação específica, ou seja, o anunciante só paga quando o usuário vê o anúncio, clica nele e realiza determinada ação.

Como o marketing digital pode ajudar um e-commerce?

O Marketing Digital irá ajudar a divulgar a sua marca, além disso, o contato frequente com o cliente ajuda a melhorar o relacionamento entre marca e cliente. Mas para isso, é fundamental conhecer bem o público da marca, assim você conseguirá desenvolver uma estratégia mais efetiva.

O que é Big Data Analytics?

É um conceito que descreve um grande volume de dados. O Big Data analisa essas informações em busca de insights que levam as melhores decisões e movimentos estratégicos de negócios.

Onde um profissional de marketing pode trabalhar?

Além do marketing digital, o profissional formado na área pode trabalhar com:

  • • Marketing de relacionamento: visando a fidelização de clientes.
  • • Consultorias: você pode trabalhar prestando consultorias para outras empresas, realizando um diagnóstico da empresa/marca para criar um plano de ações consistentes.
  • • Marketing de produto: você irá criar estratégias e ações para inserir um produto no mercado com sucesso. Mas não é só o lançamento não, você deverá atrair clientes para o produto, definir o posicionamento e usar os canais adequados.
  • • Inbound Marketing: deverá trabalhar os canais digitais para a atração de clientes.
  • • Neuromarketing: ótimo pra quem gosta de ciência e psicologia, já que você irá estudar o comportamento do consumidor, entender como o cliente age e definir as melhores estratégias de acordo com os hábitos e jornada de consumo.

Como desenvolver uma boa estratégia de marketing digital?

Bom, existem algumas dicas que ajudam no desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital, como a definição dos seus objetivos, o estudo do público-alvo, o estudo dos canais e das estratégias a serem utilizadas e, claro, da escolha dos conteúdos relevantes e do seu cronograma.

Como funciona a Hotmart?

A Hotmart é uma empresa global de tecnologia e educação, ela é líder do mercado de produtos digitais. A empresa fornece ferramentas e soluções que ajudam na hospedagem, divulgação e venda de produtos digitais, assim, qualquer pessoa pode criar e levar seu negócio para a internet, ampliando suas possibilidades.

Devo investir na Hotmart?

Se você tem algum curso e deseja vendê-lo online, investir na Hotmart é um ótimo caminho! Já que a plataforma fornece diversos benefícios e possui um público consolidado.

O que é Jornada do Cliente?

A Jornada do Cliente representa os passos que os clientes tomam ao engajar com a empresa, desde o passo de se tornarem clientes até o momento de compra.

Como desenvolver um calendário editorial?

O calendário editorial irá te auxiliar na produção e distribuição de conteúdo com as necessidades do seu público a cada estágio da jornada do cliente. Desenvolva o seu com uma abordagem focada no cliente!

Analise o que o público está consumindo no momento, quais redes serão utilizadas, se há datas comemorativas relacionadas com o seu segmento. Marque o que será publicado, quando e onde, depois, desenvolva esse conteúdo e os agende ou publique manualmente.

Quais programas ajudam no marketing digital?

Além do Google Ads e do Facebook Ads, você pode utilizar o MindMeister, que é um mapa mental, ajuda no fluxo de tarefas, o MLabs, Etus ou Meta Business Suite para agendamento de publicações e relatórios. Outro programa interessante para você que produz conteúdo em vídeo, é o Capcut e o InShot para edição de vídeos, eles permitem realizar recortes, animações e legendas.

O que é CRM?

CRM significa Customer Relationship Management, que é a Gestão de Relacionamento com o Cliente, vai muito além de um software, é todo o processo utilizado por startups, pequenas e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

O que faz um CRM?

O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais, como: nome, endereço, número de telefone e entre outros, além disso, também armazena suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, e-mails, entre outras interações. A plataforma reúne dados valiosos para preparar e atualizar a equipe com informações pessoais dos clientes, histórico e preferências de compras.

Qual a relação entre CRM e Marketing?

O CRM é essencial para o relacionamento com o cliente, com ele, as empresas precisam mais esperar o contato de um possível comprador, elas podem sair na frente com estratégias e objetivos de negócios construídos com base na realidade disruptiva, acelerada e ultraconectada que estamos vivendo.

O que é Shadowban?

Bom, esse termo surgiu relacionado ao Instagram, se trata de uma ação da rede de bloquear um usuário sem que ele perceba. Quais as consequências disso? Diminuição do engajamento, seus posts não aparecerem nas pesquisas por hashtags, entre outros. 

O Shadowban acontece quando seu conteúdo deixa de aparecer no feed de hashtags, de localização e até da aba explorar. Para que isso aconteça, você deve apresentar algum comportamento suspeito, que é identificado pelo Instagram, como ações para aumentar o número de seguidores, automações e hashtags irrelevantes.

Por que investir no marketing pessoal?

O principal objetivo do marketing pessoal é divulgar o seu próprio trabalho, assim novas oportunidades surgem. Por exemplo, se você vende algum produto online, como curso ou consultoria, nada melhor do que utilizar a sua própria imagem para divulgar eles. Isso pode ser feito através das redes sociais, elas são os melhores canais para essa divulgação. 

O marketing pessoal ainda te proporciona autoridade, o que irá melhorar o ciclo de vendas e clientes.

Por que apostar nos vídeos curtos?

Bom, os vídeos curtos são a sensação do momento, é o formato com maior alcance nas redes sociais, o que ajuda a melhorar a presença da marca de forma orgânica. Você pode publicá-los em plataformas como o reels do Instagram, no TikTok ou no Shorts do Youtube. Esse formato de conteúdo para o marketing, deve ser muito bem feito, afinal, estamos falando de poucos segundos, então use chamadas curtas e de impacto, claro, sempre com ótimos takes e uma boa edição.

Como funcionam os principais formatos de conteúdo?

Bom, vamos focar no Instagram, que é um dos mais utilizados. Nele, você temos os seguintes formatos:

  • Feed: usado para publicar fotos e vídeos, de até 60 segundos. Você pode utilizá-los para divulgar seus produtos, serviços, feedbacks e frases.
  • Carrossel: O carrossel pode ter até 10 imagens, ou vídeos, você pode utilizar esse formato para compartilhar checklists e passo a passo. É o formato perfeito para quando se tem muita informação.
  • Story: é o formato mais utilizado no momento, ele é mais informal, então pode ser utilizado para compartilhar sua rotina, novidades, enquetes, bastidores, respostas, recomendações e dicas.
  • Reels: os vídeos curtos são a sensação do momento e também são o formato com maior alcance, nele você pode compartilhar dicas rápidas, tutoriais, desafios, trends, bastidores e dúvidas.

Devo fazer lives?

As lives oferecem diversas vantagens, é uma experiência ao vivo que ajuda a se aproximar do público, engajá-los e fidelizá-los. Você pode realizar lives para conversar com o público sobre determinado assunto, para cobrir um evento, informar lançamentos de produtos. Mas lembre-se que é preciso despertar o interesse dos usuários.

Como vender um e-book?

Não existe uma fórmula mágica, e sim passos a serem seguidos! O primeiro é definir um nicho, o tema irá impactar diretamente os resultados no futuro, recomendo focar nos nichos mais específicos, mesmo que sejam menores. 

Feito isso, é hora de preparar um material de qualidade, a qualidade é o que irá ajudar a impulsionar as vendas, por isso, deixe o material completo, com imagens, exemplos e outras coisas.

Outro passo é definir a plataforma para distribuição, analise a segurança dos pagamentos, recomendo que escolha uma plataforma reconhecida e consolidada, como a Eduzz.

Como construir uma esteira de produto?

Para começar, você precisa entender o mercado, quem é  seu público e concorrentes. Essas informações irão te ajudar a construir produtos com demanda. Depois disso, você pode criar uma isca digital, que é um produto gratuito, pode ser um e-book ou webinar, a isca irá servir para que a sua audiência conheça o seu trabalho e te reconheça como autoridade.

O próximo passo é criar o produto front-end, que é o produto de entrada, costuma ser mais barato, não muito aprofundado, mas entrega valor. A divulgação pode ser feita através de anúncios nas redes sociais ou sequências de e-mail marketing.

Depois, crie o produto back-end, que é mais aprofundado que o front-end, e possui valor mais elevado. O produto mais comum é um curso online, já que entrega mais conteúdo que um e-book, você precisará de uma plataforma para hospedar o curso. A divulgação precisará de estratégias mais bem elaboradas, já que o valor é mais elevado, através de vídeos e uso de gatilhos mentais.

O último passo é a criação do high-end, mas a criação deste produto exige alto grau de especialização no tema, você precisa ter autoridade reconhecida, uma boa audiência disposta a comprar a sua solução e tempo para se dedicar ao produto. A divulgação pode ser feita através de e-mail marketing para a base de clientes mais fiéis.

 

Como captar leads para o meu primeiro lançamento?

Para captar leads, a sua empresa precisará de um material rico, ele será utilizado como isca e será ofertado gratuitamente, ele precisa ser relevante para o público e despertar o interesse para que ele forneça suas informações de contato. O seu público precisa ter acesso ao seu material, isso pode ser feito através de landing pages e pop-ups.

Como escolher o lançamento ideal para o meu produto?

Bom, tudo irá depender de alguns fatores, como: o produto está finalizado? Qual o seu objetivo? Qual o tempo de lançamento? 

Por exemplo, se o seu produto ainda não está finalizado e você deseja conhecer mais o comportamento do público, recomendo o Lançamento Semente. 

Quais são as etapas de um lançamento semente?

Bom, o lançamento semente é um dos mais simples e baratos, já que não necessita do produto pronto para ser realizado. Dentre as suas etapas estão:

1 – Plantar a ideia no seu público

2 – Criar uma lista de pré-lançamento

3 – Envio de conteúdos para a lista

4 – Desenvolver o produto ou serviço para o lançamento

5 – Convidar o público para o lançamento

6 – Analisar os feedbacks

Qual a melhor plataforma para anúncio?

Não existe a melhor plataforma, existe a que melhor se adapta ao seu objetivo! As plataformas mais utilizadas atualmente são Google Ads e Facebook Ads.

Qual a melhor estratégia para ganhar seguidores?

A melhor estratégia para ganhar seguidores de forma orgânica é a criação de conteúdos relevantes! É essencial que o seu conteúdo agregue conhecimento para o seu público, para isso, você precisa conhecer o seu público, saber suas dores, necessidades, desejos, medos e hábitos. Com essas informações, você conseguirá desenvolver conteúdos que gerem identificação e conexão com a sua audiência. Além disso, é fundamental ter uma identidade visual bem definida e coerente, além de manter frequência nas postagens.

Até onde posso automatizar as minhas redes?

A automação deve ser feita visando a otimização do tempo, mas mantendo a qualidade. Então você pode automatizar as suas redes, desde que isso seja feito da forma correta e que o consumidor não sinta que está conversando com uma máquina, e claro, desde que essa automação siga as normas da rede em que está sendo feita.

Como construo uma campanha de interação?

A campanha de interação melhora o engajamento e a visibilidade de um negócio. Para criá-la, você deve conhecer bem a sua persona, criar um calendário editorial, ele irá ajudar a manter a frequência. Você também precisará criar conteúdos relevantes e atuais, então deve estar atento às tendências e assuntos do momento, para poder aproveitar a oportunidade de utilizar esses acontecimentos para divulgar o seu negócio ou produto, essa estratégia se chama marketing de oportunidade. Alguns exemplos de acontecimentos são: Big Brother Brasil e Oscar. Ahhh importante mencionar que as legendas também precisam ser atrativas e que você deve interagir com os seguidores sempre, respondendo DMs, comentários e publicando nos stories diariamente.

Qual a importância do Google Meu Negócio para a minha empresa?

O Google Meu Negócio é uma plataforma que auxilia na divulgação de uma empresa de forma orgânica. Através dele você consegue informar o endereço, nome, horários de funcionamento, site e telefone de contato. Essa plataforma é importante porque permite que o público avalie o seu estabelecimento e deixe comentários, você pode respondê-los, criando uma interação com o público. Essas avaliações ajudam a criar uma prova social para aqueles que buscam pela sua empresa, já que podem comparar as suas avaliações com a concorrência e os comentários ajudam a tirar dúvidas.

Devo fazer conteúdo gratuito nas redes?

Muitos possuem essa dúvida, e a resposta é: sim, você deve fazer conteúdo gratuito! Eles fazem parte de uma estratégia de conversão e são muito eficazes. Esses conteúdos não precisam ser aprofundados, já que sua intenção é vendê-los depois, então os gratuitos podem ser uma introdução ao produto principal.

Quando devo iniciar os anúncios?

Os anúncios devem ser iniciados depois que as suas redes já tiverem conteúdos, assim o público consegue entender o que você faz. Recomendo que tenha pelo menos 20 conteúdos.

O que é mais importante, arte ou texto?

Bom, esse questionamento é antigo, mas sabemos que os dois são complementares, já que são essenciais para o sucesso de uma estratégia.  Assim como os redatores possuem a responsabilidade de desenvolver conteúdos que despertam a atenção do usuário, os designer possuem a missão de atrair o olhar do público através de elementos através do design. O layout de cada peça precisa estar em sintonia com o texto.

A copy sem uma arte atrativa dificilmente chamará a atenção do cliente, assim como uma arte maravilhosa com um texto mal feito, também tem grandes chances de gerar péssimos resultados.

Devo usar minhas fotos nas peças?

Se você tem um perfil profissional, é importante que utilize fotos suas, isso ajuda a fixar a sua imagem na mente do público, gerando autoridade. Além disso, ajuda na identificação, já que normalmente, os bancos de imagens possuem fotos de pessoas de outras etnias, o que dificulta a identificação.

O que é segmentação de lista?

A segmentação de lista é definida como uma base de dados de clientes que pode ter sido recolhida tanto no ambiente online quanto offline. Ela serve para criar anúncios personalizados no Google Ads, são campanhas altamente segmentadas que alcançam somente os clientes da empresa.

Qual tipo de objetivo de anúncio dá mais resultado?

Existem vários tipos de anúncios, cada um com a sua particularidade. Mas de modo geral, os que mais geram resultados são os links patrocinados, que colocam a sua marca nas primeiras posições dos resultados de busca no Google e a rede de display, que aparecem em sites, é uma ótima opção para aumentar o tráfego da página.

Como combater a pirataria do meu infoproduto?

Para proteger o seu produto da pirataria, você precisa investir em uma plataforma de qualidade para hospedar seus conteúdos. Essas plataformas costumam certificar que os conteúdos não serão replicados, dendo informações de acesso e localidade, evitando que um usuário passe a senha para outro.

Quais os melhores players para aprender sobre marketing digital e empreendedorismo?

Existem muitas pessoas ensinando sobre marketing digital na internet, mas vou indicar aqui alguns que já possuem autoridade no assunto e são referências, são eles: 

  • Icaro de Carvalho: fundador do O novo mercado
  • Erico Rocha: criador da Fórmula de lançamento no Brasil, é um guru de marketing digital.
  • Pedro Sobral: especialista em tráfego pago
  • Bruno Gimenes: escritor e criador 
  • Bruno Perini: criador do canal Você Mais Rico e do curso Viver de Renda
  • Cris Arcangeli: empreendedora

Como construir uma estratégia de bonificação?

Pessoas interessadas em seu trabalho apresentam melhores rendimentos e a bonificação ajuda a manter a motivação em alta. Alguns passos para se criar uma estratégia de bonificação são:

  • Elaborar um programa simples e eficiente
  • Estabelecer bons prêmios
  • Recompensar a criatividade
  • Investir na comunicação interna
  • Criar prêmios coletivos e individuais

Posso fazer sorteios nas redes sociais?

Os famosos sorteios das redes sociais podem sim serem realizados, mas precisam ter autorização. Os sorteios são ótimos para melhorar o engajamento e conquistar novos seguidores, mas precisam ser regulamentados e fiscalizados pela Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria – SEFEL.

 

Essa foi a nossa lista com 100 dúvidas sobre marketing digital, esperamos ter te ajudado. Se deseja ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de marketing digital, nos acompanhe nas redes sociais!

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